terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bulimia Nervosa

Bulimia nervosa é um transtorno alimentar, que acarreta alteração no comportamento alimentar. A pessoa com bulimia nervosa apresenta distorção de imagem corporal e intenso medo de engordar. Acontece na maioria das vezes com mulheres, freqüentemente acima do peso. 

O comportamento alimentar é marcado por uma alta ingestão de alimentos, seguido do sentimento de culpa e muita vergonha o que impulsiona a “compensação”.  Essas pessoas têm a falsa crença que podem eliminar 100% do que foi ingerido fazendo uso de métodos purgativos. Ocorre o ciclo de restrição alimentar seguido de compulsão alimentar e depois de comportamentos para eliminação. Quando esses momentos se tornam freqüentes acabam interferindo diretamente em sua vida pessoal, social, profissional e afetiva.

Conversas com amigos, sites de relacionamentos e redes sociais acabam interferindo de uma forma negativa, pois muitas vezes são pessoas a favor de transtornos alimentares. Porém existem alguns sites e contato de serviços que são confiáveis para o tratamento e trazem uma boa ajuda como, GENTA / PROATA / AMBULIM.

Esses pacientes precisam da ajuda de uma equipe de profissionais capacitados como psiquiatra, psicólogo e nutricionista. A participação do nutricionista no tratamento dos TA é fundamental, posto que essas doenças implicam alterações profundas no consumo, padrão e comportamento alimentares.

A família tem papel fundamental no diagnostico e tratamento desses pacientes. Devem ficar atentos ao comportamento que eles têm perante a comida. Se a pessoa após as refeições costuma ficar muito tempo no banheiro, pode ser um sinal que algo errado possa estar acontecendo.

Família e amigos que desejam verdadeiramente ajudar devem ter em mente que julgamentos, críticas e repressão são posturas que não favorecem a melhora do quadro e podem até agravá-lo. A verdadeira ajuda acontece quando reconhecemos o sofrimento dos outros e estendemos nossa mão para ajudá-los a escolher o melhor caminho.

Estas pessoas precisam de muito amor carinho e atenção, pois é uma doença difícil que precisa ser entendida.
A dedicação e o amor incondicional são a maior arma contra essa doença!!!


Site GENTA: www.genta.com.br
Site AMBULIM: www.ambulim.org.br


REFERÊNCIAS
LATTERZA, A .R; DUNKER, K. L. K.; SCAGLIUSI, F. B.; KEMEN, E. Tratamento nutricional dos transtornos alimentares. Revista de Psiquiatria Clinica. São Paulo. 2004
ASSUNÇÃO, S. A. Atividade física e transtornos alimentares. Revista de Psiquiatria Clinica. São Paulo. 2002
SILVA, A. Mentes insaciáveis:anorexia,bulimia e compulsão alimentar:conheça o universo das pessoas que sofrem desses transtornos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.259p.


Escrito por: Sabrina Diniz e Thamyres Pimenta
Editado por: Mariam Chami, Estela Ricciardi, Fernanda Bueno e Lilian Lora
Orientado por: Renata Pinotti Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário