segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Você sabe o peso do que come?


A grande maioria das pessoas não se perguntam ou lembram o que e de onde veio os seus alimentos, com a correria do dia a dia isso vem se tornando cada vez mais raros e isso é de suma importância quanto se trata de sustentabilidade.
O prato na mesa, composto com vários ingredientes, teve em algum momento um impacto no meio ambiente. O produtor utilizou água, terra, adubo, inseticidas, um meio de locomoção para que tudo isso chegasse aos supermercados e depois na sua mesa. Mas dentre estes componentes o que mais gera impacto é a carne.
Para ter um bife no seu prato (isso se estende aos derivados como couro, gelatina, leite entre outros) é necessário uma grande área, por exemplo para 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (considerando o consumo do animal durante sua vida dividido pelo rendimento bruto de sua carne). Para produzir 1 kg de soja, são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%. A economia de água é, portanto, superior a 90%.  Isso é muito, pensando que o típico brasileiro de classe média  consome carne 2 vezes ao dia. São necessários 18 quilos de cereais para produzir um quilo de carne, e um acre de terra se for utilizada para cultivar cereais, pode produzir cinco vezes mais proteína do que se for utilizada para produzir carne(1).
Nossa floresta Amazônica esta sendo derrubada para ser pasto e ou plantios de soja, porém não para o consumo humano e sim para os próprios bois que lá irão pastar,gerando mais desperdícios dos recursos naturais já que neste solo,a longo prazo,se desertificara onde nada ira crescer.
Tudo isso gera uma falsa impressão que a carne é barata, porém há um custo muito maior que estamos pagando, não na forma de dinheiro e sim de superaquecimento, secas, estações do ano alteradas, e muito mais.
A diminuição do consumo de carne implica em um olhar mais amplo e é uma das formas de garantir que o consumo de alimentos não acarrete a destruição do meio ambiente.
 


Refêrencias

1-FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED STATES. Livestock`s long shadow. Roma, 2006.

Escrito por:José Araujo e Juliana.
Editado por:Mariam Chami, Estela Ricciardi, Fernanda Bueno e Lilian Lora.   
Orientado por: Renata Pinotti Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário