segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Alimentos Transgênicos: Por que tanta polêmica?





Fonte da foto: Greenpeace
 
"É necessário que todos os produtos transgênicos sejam examinados, avaliados e julgados, caso a caso, tendo em vista a sua finalidade benéfica e que, em concordância com a legislação e baseados nos preceitos éticos, morais, sócio-econômicos e de segurança ambiental, venham garantir vantagens ao consumidor e ao processo produtivo, sem que, no entanto, coloquem em risco a vida e sua evolução como processo dinâmico e multivariável" (Binsfeld, 2000).
  
            Transgênicos são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. Essa transferência de um ou mais genes resulta na incorporação de uma determinada característica de um organismo para outro organismo.
Através dessa tecnologia, pode-se inserir genes de porcos em seres humanos, de vírus ou bactérias em milho e etc.

A engenharia genética é principal ferramenta da moderna biotecnologia, mas sua aplicação à agricultura vem causando muita polêmica quanto a possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente, assim como sobre suas implicações nos âmbitos político, socioeconômico e ético. No Brasil, a polêmica é enorme entre cientistas, agricultores, ambientalistas e representantes do governo. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e dos Ministérios é a responsável pelo tema, segundo a legislação, e há controvérsias e resistência já que existe a suspeita de riscos no uso de alimentos transgênicos para a saúde sendo levantados e questionados.
O aumento das alergias, resistência aos antibióticos, aumento das substâncias tóxicas e dos resíduos nos alimentos são assuntos relevantes e preocupantes quando se trata destas modificações genéticas. Portanto, para a segurança alimentar, é necessário que haja estudos e pesquisas a fim de garantir que o consumo desses alimentos não acarreta riscos a saúde.

Referencias:
CAVALLI, S. B. Segurança alimentar: a abordagem dos alimentos transgênicos. Rev. Nutr. Campinas, v. 14, p. 41-46, Jan. 2001.
MARINHO, C.L.C.; MINAYO-GOMEZ, C. Decisões conflitivas na liberação dos transgênicos no Brasil. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 18, n. 3, p. 96-102. jul./set. 2004.


Escrito por: Camilla Carrati e Thais Aceto
Editado por: Mariam Chami, Estela Ricciardi, Fernanda Bueno e Lilian Lora
Orientado por: Renata Pinotti Alves

4 comentários:

  1. PRIMEIRAMENTE QUERO PARABENIZA-LAS PELO BLOG...FICOU EXCELENTE... ATRAVES DESTE POSSO TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DO QUE É A NUTRIÇÃO E FICAR SEMPRE INFORMADA SOBRE COMO OBTER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDAVEL...CONTINUEM SEMPRE DIVULGANDO ESSES CONHECIMENTOS QUE SÃO TÃO IMPORTANTES E QUE MUITOS AINDA NÃO CONHECEM.....

    ResponderExcluir
  2. me ajudou muito a trabalho de escola muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. A escola pediu uma pesquisa sobre
    alimentos transgênicos , esse Blog me
    ajudou bastante

    ResponderExcluir