Os carboidratos são os nutrientes que mais fornecem glicose ao organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e sob circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro. A presença dos carboidratos é necessária para o metabolismo normal das gorduras. Na ausência de carboidrato suficiente, quantidades maiores de gordura são usadas para a produção de energia, sendo maiores do que o organismo está equipado para processar, tornando sua oxidação é incompleta. (MAHAN,1998).
A secreção de insulina está estreitamente relacionada ao metabolismo de carboidratos, apresenta um ritmo que varia de acordo com o período do dia. Em humanos, a resposta da célula beta pancreática a uma determinada sobrecarga de glicose é maior pela manhã e cai no decorrer do dia até o início da noite. Durante o dia, enquanto o carboidrato é ingerido, as reservas de glicogênio permanecem saturadas e então, a maior parte do carboidrato ingerido é oxidado. Durante a noite, período de jejum, as reservas de glicogênio precisam ser utilizadas, reduzindo o nível de oxidação do carboidrato para preservação dessas reservas (HERMSDORFF et al, 2007).
Com base nesses dados, não há fundamento cientifico que mostre que carboidrato à noite engorda. A crença seria de que comendo carboidrato à noite a pessoa armazenaria energia facilmente porque vai repousar e o metabolismo diminui. Na verdade, o que vale é o balanço das calorias ingeridas e queimadas nas 24 horas anteriores.
Referências:
HERMSDORFF, H. M. et al. O perfil de macronutrientes influência a termogênese induzida pela dieta e a ingestão calórica. Archivos Latinoamericanos de Nutrición. Caracas, v.57, n.1, mar. 2007, Disponível em:
<http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222007000100005&lng=es&nrm=iso>.
MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 9 ed. São Paulo: Roca, 1998.
MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 9 ed. São Paulo: Roca, 1998.
Escrito por: Isabella Pinchiari e Luma Borba
Editado por: Mariam Chami, Fernanda Bueno, Estela Ricciardi e Lilian Lora
Orientado por: Renata Pinotti Alves
Orientado por: Renata Pinotti Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário