quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reaproveitamento do óleo vegetal





             Hoje em dia, com a vida corrida que levamos, muitas pessoas optam por preparo de alimentos rápidos, levando ao aumento do consumo de alimentos fritos. O consumo desses alimentos em grande quantidade pode causar danos a saúde e a eliminação desse óleo que foi utilizado no preparo dos alimentos, quando feito de forma errada, pode causar grandes danos a natureza.

             O óleo de cozinha quando despejado nas pias de nossas casas, restaurantes, lanchonetes vão para a rede de esgoto. Ao se misturar a água, o óleo dificulta seu tratamento forma uma camada sobre a água dos rios e oceanos que impede a passagem da luz solar e do oxigênio, acarretando a morte dos seres que ali vivem. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Essa quantidade corresponde ao consumo de uma pessoa durante 14 anos.

             O óleo vegetal não pode também ser despejado no solo, pois o solo fica impróprio para uso e o óleo infiltra no mesmo e contamina o lençol freático, além de liberar metano na atmosfera levando ao aumento do efeito estufa.

             Por isso é importante que saibamos o que fazer com o óleo utilizado. Há vários produtos que podem ser feitos a partir do óleo vegetal como matéria-prima na produção de resina para tintas, sabão, detergente, amaciante, sabonete, glicerina, ração para animais, biodiesel, lubrificante para carros e máquinas agrícolas e outros.

             O Biodiesel produzido a partir do óleo vegetal é ecologicamente correto, pois é derivado de produtos de fontes naturais renováveis, sua queima é limpa, o que diminui a emissão de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa.

             Nós mesmos podemos fazer alguns desses produtos em casa ou então podemos levar o óleo para empresas de coleta seletiva que o recebem e a partir dele fazem diversos produtos. Muitas empresas inclusive vão até à casa das pessoas retirar o óleo se for necessário.

Dicas importantes:
• Evite utilizar outras garrafas PET (refrigerante, água, sucos), pois elas são recicláveis e, se sujas de óleo, ficam inúteis.
• Não jogue o óleo em pias, ralos ou rios.
• Não jogue o óleo no lixo mesmo em recipientes fechados.
• Leve o óleo nos pontos de troca (supermercados, postos de gasolina e escolas) credenciados.

            Não se esqueçam, jogar óleo no ralo é crime ambiental.
Na natureza nada se perde, tudo se transforma, vamos fazer nossa parte !!! Assim, construiremos um mundo melhor !!!

Referências:
ABRASEL. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Disponível em:www.abrasel.com.br/index.php/servicos/projeto_papa_oleo>. Acesso em agosto de 2010.
AMBIENTE EM FOCO. Reciclar óleo de cozinha pode contribuir para diminuir aquecimento global. Disponível em:<www.ambienteemfoco.com.br> Acesso em setembro de 2010.
AMBIVERDE. Óleo de cozinha. Disponível em:<www.ambiverde.org/?p=200>. Acesso em setembro de 2010.
BIODIESEL. Reciclagem de óleo de cozinha. Disponível em: <www.biodieselbr.com>. Acesso em setembro de 2010.
ECOLOGIA. Coleta e reciclagem de óleo de fritura. Disponível em:<http://ecologia.icb.ufmg.br/~rpcoelho/art_pdf/rec_oleo.pdf>. Acesso em setembro de 2010.
SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Programa de uso racional da água. Disponível em:<www.sabesp.com.br>. Acesso em agosto de 2010.
SECRETARIA DO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO. Prove – Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais. Disponível em:<www.ambiente.rj.gov.br/pages/sup_clim_carb/carbono_projetos/carbono_proj_prove.html>. Acesso em agosto de 2010.
TRIÂNGULO. Disponível em:  <www.triangulo.org.br/site/descarteOleo.htm>.
Acesso em setembro de 2010.




Escrito por: Crysalis e Débora.
Editado por: Mariam Chami, Fernanda Bueno, Estela Ricciardi e Lilian Lora.
Orientado por: Renata Pinotti Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário