![]() |
Fonte da foto: educador.brasilescola.com |
Quando pequenos, estamos em uma fase de definição de hábitos, pois ainda estamos envoltos por um mundo de descobertas. Descobrimos novos aromas, cores, texturas e sabores, e cabe aos pais nos guiar por este universo de sensações. E é nessa fase também que observamos como as outras pessoas comem e passamos a incorporar alguns de seus hábitos alimentares, principalmente dos familiares.
A mídia, composta por TV, jornais, revistas e internet, também tem grande impacto nas nossas escolhas alimentares, nos bombardeando de propagandas que nos influenciam a consumir diferentes alimentos industrializados, que em sua grande maioria podem trazer malefícios à saúde, e chamam nossa atenção constantemente às dietas da moda que prometem um corpo perfeito em curto prazo, mas sem promover a reeducação alimentar.
A correria do dia-a-dia dificulta a realização de refeições tranqüilas e balanceadas, e nos leva a comer o que é mais fácil ou o que encontramos, preocupando-nos apenas em matar a fome sem nos lembrar da qualidade da refeição, deixando de consumir os nutrientes necessários à manutenção da saúde e favorecendo o surgimento de doenças.
Por isso, é importante prestar mais atenção em como você se alimenta, priorizando uma alimentação saudável sem privações nem exageros, usando e abusando dos alimentos que a natureza nos oferece como frutas, legumes e verduras. Devemos ser mais críticos em nossas escolhas alimentares, não nos deixando influenciar pela mídia ou pela sociedade, e em caso de dúvidas, o ideal é procurar um nutricionista, pois não há ninguém melhor do que ele para nos auxiliar. Fazendo tudo isso nós comeremos e viveremos com mais qualidade.
Escrito por: Ana Paula e Alessandra.
Editado por: Mariam Chami, Fernanda Bueno, Estela Ricciardi e Lilian Lora.
Orientado por: Renata Pinotti Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário