terça-feira, 5 de outubro de 2010

A História da Nutrição

Fonte da foto: cfn.org.br


Há muitos séculos atrás, Hipócrates já dizia sobre a importância da alimentação ao dizer : “ Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação ”   


O Campo da Nutrição é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX. Entretanto, o estudo da ciência foi estimulado a partir da revolução industrial européia, ocorrida no século XVIII, e desencadearam-se entre 1914 e 1918, quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial.

Tivemos na América Latina uma forte influência para que a nutrição pudesse deslanchar quando o médico argentino Pedro Escudero criou o Instituto Nacional de Nutrição em 1926, na Universidade de Buenos Aires. 


NUTRIÇÃO NO BRASIL

De acordo com o Profº Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, o processo de criação da Nutrição aqui no Brasil foi concluído em 4 fases :

Emergência: 1939 - Primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo, com duração de 1 ano em tempo integral.

Consolidação da Profissão: 1950 a 1975 – Houve uma ampliação do número de cursos e da duração (4 anos), de nutricionistas, de áreas de atuação e uma grande luta para regulamentação da profissão. Ações da Associação Brasileira de Nutrição (ABN) para regulamentar a profissão e criar os Conselhos Federal e Regionais.

Evolução da Profissão: 1976 a 1984 – Foi instituído o 2° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN). Enfim, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas.

Reprodução Ampliada: 1985 a 2000. Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, que tinha como objetivo estabelecer o campo de atuação do nutricionista, as atividades privativas deste profissional e os instrumentos legais para sua identificação, reforçando o papel dos Conselhos como órgãos fiscalizadores do exercício legal da profissão.


O Nutricionista pode atuar nas seguintes áreas:

Alimentação Coletiva
  • Alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN)
  • Serviço de alimentação auto-gestão
  • Restaurantes comerciais e similares
  • Alimentação escolar, entre outros.

Nutrição Clínica
  • Atividades realizadas em hospitais e clínicas
  • Instituições de longa permanência para idosos (ILPI)
  • Ambulatórios e consultórios
  • Bancos de leite humano
  • SPA
  • Atendimento domiciliar.

Saúde Pública
  • Políticas e Programas institucionais
  • Atenção básica em saúde
  • Vigilância sanitária.


Atualmente, o nutricionista está presente em campos até pouco tempo inexplorados: hotelaria, área esportiva e marketing, redes de fast food e de inspeção de alimentos, consultoria e cozinhas experimentais, dentre outros. Os avanços quantitativos e qualitativos conquistados pela categoria ao longo destas décadas de mobilização, organização e luta em busca de legitimidade, autonomia e identidade profissional são evidentes.
Destacando-se entre estas conquistas a ampliação dos campos de atuação profissional, o que gerou um processo de especialização/divisão do objeto de trabalho/estudo do nutricionista e melhor qualificação das suas habilidades e competências técnico-científicas

De acordo com o Quadro Estatístico do 2º Trimestre/2010 (1º/4/2010 à 30/6/2010),feito pelo CFN, contamos hoje com 53.415 nutricionistas espalhados pelo Brasil,com registro definitivo.Esse dado nos mostra  o quanto tem crescido a profissão no Brasil e quantas pessoas são apaixonadas por essa área da saúde.



  Dia do nutricionista

O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, foi criado em comemoração à data da criação da 1ª Associação de Nutrição - a ABN, idealizada por Firmina Sant’ Anna. Ela foi a 1ª presidente da ABN, cursou Nutrição na Escola Pedro Escudero , em Buenos Aires, e foi a criadora do desenho do símbolo da Nutrição com ramo de trigo, balança e cobra nas cores verde e branca.


Datas Importantes

7 de abril - Dia Mundial da Saúde5 de agosto - Dia Nacional da Saúde31 de agosto - Dia do Nutricionista
16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação
 


REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO. Histórico do nutricionista no Brasil - 1939 a 1989: coletânea de depoimentos e documentos. São Paulo : Atheneu, 1991. 444p.
VASCONCELOS, F. de A.G de. O nutricionista no Brasil: uma análise histórica. Rev. Nutr., Campinas, v.15,n.2, p. 127-138, maio/ago., 2002
Nutricionistas. Conselho Federal de Nutricionistas. Disponível em: < http://www.cfn.org.br/> Acesso em: 19.Set.2010
Nutricionistas. Conselho Regional de Nutricionistas. Disponível em: < http://www.crn3.org.br/> Acesso em: 23 set. 2010


Escrito por: Lohana e Cristiane Bomfim
Editado por: Mariam Chami, Fernanda Bueno, Estela Ricciardi e Lilian Lora.
Orientado por: Renata Pinotti Alves





Um comentário:

  1. Camila Miranda Franciscon8 de outubro de 2010 às 08:42

    Ultimamente, a saúde se tornou uma preocupação e precaução da sociedade em geral, sobretudo a Nutrição. É interessante contar com a ajuda de profissionais devidamente qualificados que nos proporcionam uma vida mais saudável por meio da alimentação.
    Esclarecedora a matéria. Legal para quem deseja saber mais sobre a profissão atribuindo, claro, o seu devido valor ao ser humano.

    ResponderExcluir